Nesta quarta-feira, o Palmeiras estreia na Copa SP de Futebol Júnior '2022


05.01.2021 - 12h00
O Palmeiras inicia hoje, sua trajetória na Copa SP de Futebol Júnior 2022, nesta quarta-feira. O time comandado por Paulo Victor Gomes enfrenta o Assu-RN, às 15h15 (horário de Brasília), no estádio Distrital do Inamar, em Diadema.
 
Atacante Gabriel Jesus, cria da Academia, hoje astro do M City, foi um dos principais nomes do Palmeiras na Copinha 2015 (Foto: Cesar Greco/SEP)

A equipe Sub-20 do Palmeiras conquistou a Super Copa SP de Futebol Júnior 1995. Torneio de 31 partidas disputadas só com vices e campeões da Copinha, realizada em agosto de 1995. (Foto: FPF/Arquivo)

A equipe sub-20 do Palmeiras já conquistou uma edição da Super Copa SP, de 31 partidas disputadas entre 08/08/1995—20/08/1995, reunindo 16 clubes que até então haviam sido campeãs e vices da Copinha, e com apenas jogadores de até 20 anos de idade. 

Além desse titulo, e mais recentemente, outros expressivos resultados conquistados pela base nos últimos anos, o Palmeiras busca a 1ª taça da versão regular da Copinha. As melhores campanhas da equipe neste formato de competição foram em 1970 e 2003, quando o Verdão ficou como vice-campeão.

A equipe que entrará em campo na Copinha terá uma série de jogadores conhecidos pela torcida. E porque o time sub-20 do Palmeiras serviu como base da equipe que disputou as últimas três partidas do Brasileirão-2021.

Neste início de competição, o Verdão terá um desfalque importante. Capitão do time, o volante Pedro Bicalho testou positivo para covid-19 e cumprirá isolamento, podendo ficar de fora de todos os jogos da primeira fase.

O Palmeiras está no grupo 28 da Copinha, que terá todas as partidas disputadas em Diadema. Depois de enfrentar o Assu, o Verdão ainda duelará com o Água Santa e com o Real Ariquemes-RO.
 
Elenco da base do Palmeiras, em dia de treino na Academia de Futebol. (Foto: Fabio Menotti/SEP)

No geral, 13 dos 30 jovens inscritos entraram em campo pelo profissional em 2021. Os zagueiros Lucas Freitas, Michel e Naves, os laterais Gustavo Garcia, Lucas Sena e Vanderlan, os meio-campistas Fabinho, Jhonatan e Pedro Bicalho e os atacantes Gabriel Silva, Giovani, Kevin e Vitinho receberam oportunidades em jogos do elenco principal na última temporada.

Os goleiros Mateus e Kaique também foram relacionados para partidas do profissional, mas ficaram no banco.

Compondo a lista palmeirense para a Copinha, duas das maiores joias da base estreiam na competição aos 15 anos. O meia Luis Guilherme e o atacante Endrick são os caçulas da lista.

Luis Guilherme foi o melhor jogador da Nike Premier Cup Sub-15 de 2021, torneio em que marcou três gols para garantir a vitória na final diante do Corinthians. O meia marcou 16 gols em 11 jogos pelo Sub-15, balançou as redes seis vezes em 17 jogos pelo Sub-17 e entrou em campo uma vez pelo Sub-20.

Endrick, por sua vez, é uma das maiores expectativas nas categorias de base do Palmeiras. Aos 15 anos, o jogador se tornou o primeiro atleta na história do futebol paulista a fazer parte do elenco, jogar pelo menos uma partida e marcar pelo menos um gol pelas equipes finalistas dos Paulistas Sub-15, Sub-17 e Sub-20 em uma mesma temporada. O jogador foi campeão em duas dessas finais, perdendo apenas a final do Sub-17. Ao todo, o atacante marcou 163 gols em 168 jogos pela base palmeirense.

Para a estreia de hoje, o time tem três desfalques. O meia Pedro Bicalho testou positivo para a Covid-19 e perderá partidas da primeira fase. Além dele, o zagueiro Michel e o atacante Daniel se recuperam de lesão e ficam de fora da estreia.

  • Próxima Partida: Palmeiras vs Ponte Preta │ Paulista 2022 - 1ª Rodada │ 26 de janeiro (hora a definir) Allianz Parque.

Comentários