O ataque do Verdão sofre com indefinições




27.09.2021 - 10:30
Sair do derby na Arena Itaquera com o resultado negativo no sábado, representou uma marca importante sobre o Luiz Adriano. O atacante voltou a ser titular em três jogos seguidos depois de mais de três meses.

Além do Derby, o camisa 10 também foi escalado por Abel Ferreira para iniciar os confrontos contra a Chapecoense e o Atlético-MG. A última vez que isso havia acontecido foi entre os dias 6 e 12 de junho.

Acontece que o centroavante não conseguiu repetir o brilho que ele já demonstrou com a camisa alviverde. Contra a Chape, ele até chegou a marcar um gol, mas no derby, e contra o galo ele também foi bastante criticado. Em ambos os jogos, Luiz Adriano ficou preso na marcação dos adversários e participou muito pouco das ações ofensivas do Palmeiras.

De acordo com os dados do Footstats, ele não finalizou uma vez sequer nesses dois jogos. Com o baixo rendimento, acabou sendo substituído aos 19 e 15 minutos do segundo tempo contra Atlético e SCCP, respectivamente.

Nas duas ocasiões, ele deixou o gramado para a entrada de Deyverson, principal concorrente pela vaga de centroavante do Alviverde. O camisa 16, porém, também não vem agradando quando acionado por Abel.

O ex-jogador do Alavés, da Espanha, não balança as redes desde o dia 30 de junho, quando abriu o placar da vitória de 2 a 1 sobre o Inter-RS, no Beira-Rio. Desde então, foram 14 jogos sem marcar gols. Com isso, ele acabou perdendo o status de titular. A sua última aparição entre os 11 iniciais foi em 31 de julho, no empate de 0-0 com o SPFC.

Outra alternativa para Abel Ferreira é escalar o ataque do Palmeiras sem um homem de referência. Ou seja, um time mais móvel, estratégia que ele já utilizou ultimamente. Rony, Dudu, Wesley, Breno Lopes e Willian, por exemplo, são atacantes com mais velocidade e que podem mudar a característica do sistema ofensivo do Palestra.

O treinador português tem até a terça-feira para definir o time que irá visitar o Atlético-MG pela partida de volta das semifinais da Libertadores. Na ida houve empate de 0-0. 
 
Os jogadores Felipe Melo e Yago (D), do Palmeiras, durante treino na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)
Sobre Felipe Melo: Mesmo vivendo um momento de indefinição nos bastidores devido ao seu contrato, Felipe Melo segue sendo um jogador fundamental para o Palmeiras, algo que fica evidente nos números.

Sem a presença do meio-campista, o Palmeiras já soma cinco jogos seguidos sem saber o que é vencer. São quatro derrotas e um empate. No último sábado, por exemplo, o experiente volante foi ausência na derrota do derby.

Já com o camisa 30 em campo, o Verdão tem números expressivos. Nos últimos 13 compromissos que Abel o escalou, o Palmeiras venceu 10, empatou dois e perdeu somente um.

Ao todo, desde que foi contratado em 2017, Felipe Melo já vestiu a camisa palmeirense em 207 partidas, das quais ele venceu 127, empatou 45 e perdeu 35, resultando em um aproveitamento de 68,5%. Além disso, ele soma 12 gols, 78 amarelos e quatro vermelhos.

Nestes quatro anos, ele foi desfalque em 131 jogos, dos quais o Palmeiras venceu 62, empatou 35 e perdeu 34 (aproveitamento de 56,2%).

Apesar da evidente importância no elenco alviverde, o jogador de 38 anos pode estar vivendo os seus últimos meses no clube. Isso porque seu contrato acaba no fim do ano, e a sua renovação ainda é motivo de muito debate. A tendência é que o imbróglio só se resolva em novembro, quando será definido o novo presidente(a) do clube.

Recentemente, o treinador Abel Ferreira desatacou a importância de Felipe Melo para o elenco.
"Cobro muito do Felipe, quer ele jogue ou não. Quero um capitão ativo, que esteja presente em todos os momentos. Quando é chamado para ser titular, como foi hoje, e que passe essa energia e essa agressividade positiva para os moleques, porque eles têm muito a crescer para competir.'' afirmou.

''Ele é um exemplo de um competidor. Não perde um duelo, ele ajuda a defender, e é isso que nossos jogadores precisam perceber. O Danilo, o Menino, o Patrick, o Veron, o Renan, que também é um campeão. O Dudu, o Luiz Adriano, o Rony, todo mundo tem que se ver na atitude competitiva dele, sobretudo nos momentos defensivos", disse Abel.

Enquete ZLV



  • Próxima Partida: Atlético-MG vs Palmeiras│Libertadores 2021 - Semifinal 2/2│ Dia 28 de setembro, terça-feira ás 21h30, Mineirão (Transmissão de TV: Conmebol TV e SBT)

Comentários