Após janelas de transferências e poucas negociações, Palmeiras mantém a maioria do elenco
Na virada de 2019 para 2020, o Palmeiras tomou a decisão de abrir mais espaços aos jogadores revelados pelas categorias de base do clube. Desde então, diversos nomes se destacaram no time profissional e, mesmo com o assédio de europeus, o Palmeiras conseguiu segurá-los por duas janelas de transferências.
Em agosto de 2020, o Palmeiras conquistou o Campeonato Paulista, contando com importante participação de seus jovens jogadores. Em especial, Gabriel Menino e Patrick de Paula. O segundo, inclusive, fez o gol de pênalti que garantiu o título estadual ao Alviverde.
Meses depois, a janela de transferências de inverno da Europa foi aberta. Mesmo passando por um momento financeiro delicado, pela pandemia da covid-19, o Verdão não vendeu nenhuma de suas joias caseiras. Naquele momento, Danilo e Wesley já tinham ganhado mais espaço na equipe, enquanto Renan estava despontando no time principal. Gabriel Veron, que já havia estreado em 2019 pelos profissionais, conviveu com lesões e não foi presença constante nas partidas.
Em seguida, foi a vez do Palmeiras conquistar a Libertadores e a Copa do Brasil. Dessa vez, as crias da base do Verdão já reuniam mais experiência e tiveram papel ainda mais definitivo nos títulos, assumindo de vez o protagonismo no time profissional.
Assim, chegou a segunda janela de transferências europeia deste período, a de verão. Mesmo recebendo sondagens de clubes dos mais diversos países pelas suas revelações, o Palmeiras conseguiu equilibrar suas contas e novamente passou ileso, segurando seus valiosos e jovens ativos.
Na janela que recém se encerrou, o Alviverde contratou os laterais esquerdos Jorge e Piquerez, além do volante Matheus Fernandes. Dudu e Deyverson retornaram de empréstimo e também reforçaram o time. Por outro lado, Matías Viña foi vendido à Roma, da Itália, enquanto Lucas Lima foi emprestado ao Fortaleza e Miguel Borja foi cedido ao Grêmio.
O elenco do Palmeiras, durante visita à nova Sala de Troféus, na arena Allianz Parque (Foto: Cesar Greco) |
De acordo com o Site oficial do Verdão, a exemplo do time profissional, atletas das equipes Sub-15, Sub-16, Sub-17 e Sub-20 do Palmeiras visitaram nesta semana a novíssima Sala de Troféus do Palmeiras, instalada no primeiro piso do Allianz Parque e inaugurada no 107º aniversário do clube, celebrado no último 26 de agosto.
Além das conquistas históricas do Mundial de 1951, do deca do Brasileiro, do bi da Libertadores, entre outros grandes feitos do time profissional, as Crias da Academia ganharam um espaço exclusivo para a exibição das taças vencidas ao longo dos anos, como as do bicampeonato mundial Sub-17, do Brasileiro Sub-20, da Copa do Brasil Sub-17 e Sub-20, entre outras.
“Eu me sinto muito honrado por fazer parte dessa visita com a nossa base. Ainda mais por termos um espaço dedicado somente aos nossos títulos. Ser um clube vencedor no País do Futebol não tem preço, e fico extremamente feliz pelo carinho que tiveram com as nossas Crias”, declarou Marcelo Dedeschi, diretor das categorias de base do Verdão.
Antes do final da visita, todos assistiram a um vídeo sobre os 107 anos de história e glórias do clube. O filme é encerrado com o épico gol do atacante Breno Lopes no inesquecível dia 30 de janeiro de 2021, no estádio do Maracanã, pela final da Conmebol Libertadores.
“É um prazer enorme ter a possibilidade de conhecer o espaço. Pude ver vários títulos que conquistei com a base, que o clube já ganhou em todos esses anos… estou muito feliz”, disse Vinicius Serafim, zagueiro da equipe Sub-17 alviverde.
A Sala de Troféus, que deverá ser aberta ao público no final deste mês, começou a tomar forma no dia 8 de junho, quando o presidente Galiotte anunciou o acordo com a WTorre, para a locação de uma área de aproximadamente 2200m² no primeiro piso do Allianz Parque.
O local, com 80 metros lineares de espaço envidraçado, tem vista para a portaria da Rua Palestra Italia e os jardins da sede social, onde estão os bustos dos ídolos Marcos, Dudu, Junqueira, Oberdan Cattani, e Waldemar Fiume, e Ademir da Guia.
- Próxima Partida: Palmeiras vs Flamengo│Brasileiro 2021 - 20ª Rodada │ Dia 12 de setembro, domingo ás 16h00 horas, Allianz Parque (Transmissão de TV: Globo, e Premiere)
Comentários