Polêmica em Cruzeiro x Palmeiras: Vice-Governador de MG contesta decisão da CBF




02 Dezembro 2024 - 08h36
Vice-Governador de MG contesta decisão da CBF;
A Confederação Brasileira de Futebol determinou que o confronto entre Cruzeiro e Palmeiras, válido pela penúltima rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, seja realizado com portões fechados no Mineirão, na próxima quarta-feira (4), às 21h30. A medida gerou polêmica e críticas do vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), que anunciou uma contestação judicial para reverter a decisão.  

Simões declarou à Rádio Itatiaia sua insatisfação com a medida, argumentando que ela penaliza injustamente a torcida do Cruzeiro. Segundo ele, o governo estadual tomou as providências legais para que o estádio possa receber torcedores normalmente.  

“Temos um jogo ainda neste ano que nos traz preocupação. É o jogo entre Cruzeiro e Palmeiras. Já fizemos o pedido aos responsáveis para que o jogo seja com torcida única”, afirmou Simões em coletiva.”

Portões fechados no estádio Mineirão  
A decisão da CBF foi divulgada no domingo (1º) e está relacionada à recomendação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que sugeriu torcida única devido à preocupação com a segurança. O órgão alegou que a presença apenas de torcedores cruzeirenses seria mais segura após um incidente grave entre as organizadas dos dois clubes.

O estádio Mineirão fica localizado no entorno da Lagoa da Pampulha, ao lado de obras famosas de Oscar Niemeyer e Burle Marx (Foto: Reprodução/BCMF Arquitetos)

Apesar disso, a CBF optou por vetar a entrada de público como forma de manter a isonomia, já que no primeiro turno, disputado no Allianz Parque, torcedores de ambas as equipes estiveram presentes.  

O que motivou a recomendação?  
O pedido do MPMG para torcida única surgiu após o assassinato de um membro da torcida organizada Máfia Azul em uma emboscada atribuída à Mancha Verde, no final de outubro. O episódio reacendeu as tensões entre os dois grupos.  

Inicialmente, o próprio Mateus Simões havia defendido a realização do jogo com torcida única, mas a decisão de portões fechados parece ter mudado sua posição. Ele agora sustenta que medidas mais eficazes de segurança pública deveriam ser adotadas em vez de restringir o público.  

### Posicionamento do Palmeiras  
O Palmeiras, por sua vez, também criticou a decisão da CBF. Em nota oficial, o clube paulista afirmou que acatará a determinação, mas lamentou a falta de um plano das autoridades de segurança para garantir a presença de ambas as torcidas.  

Abaixo, na íntegra, o comunicado do Palmeiras.
A Sociedade Esportiva Palmeiras informa que recebeu, neste domingo (1), ofício da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) determinando que o jogo de quarta-feira (4) contra o Cruzeiro, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, seja disputado com portões fechados no Mineirão, em Belo Horizonte (MG).

O Palmeiras acatará a decisão da entidade, tomada em favor da isonomia após o Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) recomendar a realização da partida com torcida única do Cruzeiro, mas lamenta que as autoridades de segurança pública do referido estado não tenham apresentado um plano que pudesse garantir a presença de palmeirenses e cruzeirenses no estádio.

É inaceitável que um conflito entre organizadas ocorrido em uma rodovia (em um dia no qual nem Palmeiras nem Cruzeiro entraram em campo) acabe por penalizar ambos os clubes, bem como todos os torcedores que pretendiam comparecer ao Mineirão para incentivar suas equipes em um jogo de caráter decisivo.

Não será com medidas paliativas que vamos coibir condutas criminosas; para tanto, além da aplicação de punições severas contra os infratores, faz-se necessário, também, um esforço maior do poder público.''

O Cruzeiro ainda não divulgou sua posição oficial sobre a decisão.

Cruzeiro x Palmeiras pelo Brasileirão
O duelo da 37ª rodada tem cara de decisão as duas equipes. O Palmeiras ainda está vivo na corrida pelo título do Brasileirão, há três pontos do líder Botafogo, já o Cruzeiro disputa uma vaga na Libertadores 2025.


Mayke projeta confronto com Cruzeiro e reforça que o Palmeiras está vivo na corrida pelo titulo
 
Rômulo e Lázaro(D) em treino do Palmeiras na Academia de Futebol (Foto: Palmeiras/Canon)

O Palmeiras treinou na manhã de domingo (1º), na Academia de Futebol, visando a partida contra o Cruzeiro na quarta (4), às 21h30, no estádio Mineirão, pela penúltima rodada. Sob o comando de Abel Ferreira, o elenco realizou atividades técnicas e táticas.

Após o treino, Mayke destacou a importância de manter o foco, mesmo sem depender apenas do próprio desempenho para conquistar o tricampeonato consecutivo. 

O lateral-direito, que já conquistou cinco títulos do Brasileirão nos pontos corridos (dois pelo Cruzeiro e três pelo Palmeiras), projetou um jogo difícil em Belo Horizonte:
“A nossa pontuação deste ano é maior do que a do ano passado. Cada ano que se passa os times vão contratando, vão ficando mais fortes e o campeonato vai ficando mais difícil consequentemente. Vamos fazer de tudo, será um jogo muito difícil contra o Cruzeiro no Mineirão. Agora não depende só da gente, mas temos de fazer a nossa parte: temos de ir ao Mineirão, fazer um grande jogo e impor o nosso ritmo, mesmo fora de casa. Faremos de tudo para buscar o nosso objetivo, que é somar mais três pontos”, disse o camisa 12, um dos possiveis substitutos de Marcos Rocha, expulso contra o Botafogo na última rodada.

“Joguei muito tempo no Cruzeiro, sei como é, sempre é muito difícil jogar contra eles no Mineirão. Não é porque eles perderam uma final que será mais fácil, isso não vai abalá-los. Acho que temos de ir forte e procurar fazer um grande jogo e voltar a vencer para, se Deus quiser, na última rodada, conquistar os nossos objetivos” comentou o camisa 12, que também lidera como lateral com mais triunfos pelo Palmeiras no Brasileirão (96).

Segundo a GOAL, o diretor de futebol do Palmeiras, Anderson Barros, iniciou as conversas para a prorrogação do contrato do lateral-direito de 32 anos

O Palmeiras abriu conversas com o lateral direito Mayke a fim de renovar seu contrato, que se encerra em dezembro/2025. A proposta é prorrogar o vínculo por mais uma temporada, até o fim de 2026.

Desde sua chegada ao clube em 2017, Mayke acumula 297 jogos, 24 assistências e oito gols, consolidando-se como peça importante no elenco alviverde.

  • Próximo jogo: Cruzeiro x Palmeiras │ Brasileirão 37ª Rodada │ Data: 04/12, Hora: 21h30 Mineirão [Transmissão: Globo e Premiere]